26 de jul. de 2011

- ele ganhou o melhor pai do mundo !

Esses dias eu assisti a Vida é Bela , aquele filme italiano que eu acho que a maioria das pessoas ja assitiram ...
Pois bem , um pequeno resumo , um Judeu doidão que faz de tudo para conquistar uma professora, não judia, casa-se com ela e tem um filho que modéstia a parte é a coisa mais linda do mundo - josué. Quando o meninho tem 5 anos ele e o pai são levados para um campo de concentração - daqueles que Hitler adoraava gastar gas e essas coisas sabe ? - e ai eu comecei a ficar tensa.
Segunda guerra mundial é um tema que eu sempre tratei com muita frieza, primeiro porque nem o professor mais lindo do mundo conseguiu fazer com que eu gostasse de história, e depois porque se envolver com algumas coisas nitidamente nao é legal. Parando pra pensar, foi um marcoo muito triste da humanidade onde as pessoas morreram pelo simples fato de serem diferentes... e olha que o desgraçado que fundou tudo isso nem alemão era. Austriaco maldito. - voltando ao filme - a partir do momento que eles chegam no campo de concentração o pai de josué fala que aquilo é um jogo - e que no final ele vai ganhar um tanque de guerra. O que me entristeceu foi a inoscencia do menino, menininho tao fofinho, que estava perdido só no meio de um campo de concentração onde provavelmente ele seria morto. mas a fé também comoveu, a fé do pai em salvar a vida filho, e a fé do filho... que ia ganhar um tanque de guerra.
Depois de muito tempo , o pai acaba sendo morto, de maneira cruel ... e o menino não sabe de nada. Por fim, ao ser salvo por soldados americanos, é convidado para passear no tão sonhado tanque de guerra, e se convence que aquele campo de concentração foi mesmo um jogo, e que ele tinha sido o melhor - mau sabia o menino que na verdade ele tinha ganhado o melhor pai do mundo. Pai que fez de tudo para nao estragar a infancia fantasiosa do menino. Pai que lutou pela vida do filho, unica e exclusivamente.
Então, parece meio besta... mas eu refleti muito nesse filme ... e gostaria que todos os pais fossem como o guido , pai de josué, incondicionais...
E que todos as crianças tivessem a fé do josué.
e que todos no mundo intendessem que, o amor é a melhor arma e o mais protetor dos escudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário